:: Voltar ::


Pimenta em Conserva



Material Utilizado:

  • Garrafa branca
  • Pimentas de vários cores e formas tais como malagueta, dedo de moça, bode, roxa, cumari, pimenta de cheiro, cambuci e outras.
    Nota: pimenta machucada não pode ser utilizada para fazer as conservas! Descarte as pimentas que estiverem machucadas, com pintas pretas ou murchas.
  • vinagre de álcool (o bastante para cobrir toda a garrafa)
  • sal a gosto
Modo de fazer

Separe todos os materiais que você utilizará.

Primeiramente lave bem a garrafa com água e sabão e ferva-a em uma panela grande (de forma que ela fique deitada), com um pano limpo no fundo, por cerca de 15 minutos para esterilizá-la (se a garrafa tiver tampa, quando faltar 5 minutos, jogue a tampa, para também ser esterilizada). Caso você não tenha uma panela grande e a garrafa precise ficar em pé, jogue água fervente dentro da garrafa de vez em quando e deixe ferver. Retire do fogo com um pano para você não se queimar, vire de boca para baixo e espere secar.

Enquanto isso, lave bem as pimentas sem retirar os cabinhos, assim não entrará água na pimenta. Escorra a água em uma peneira e deixe secar bem.(Nota: se quiser deixe de molho por uns 15 minutos na mistura de 1 litro de água para uma colher de água sanitária).

Após a secagem, coloque luvas esterilizadas ou se você não tiver luvas, passe um pouco de azeite de oliva nas mãos para que as pimentas não machuque-as ao utilizá-las. Retire os cabinhos com cuidado para não machucar as pimentas, separe por cor e formato, distribua na garrafa na seqüência que quiser, em camadas grossas ou finas, a seu gosto. Se precisar ajeite as camadas com um palitinho de churrasco para que fiquem mais perfeitas. Preencha toda a garrafa com pimenta.

Misture o vinagre de álcool com sal, mexa bem e cubra até a última pimenta. Coloque a rolha e feche.

Após alguns dias, abra a conserva com cuidado e bem devagar, para a rolha não explodir na sua mão devido gases que a pimenta solta. Deixe aberta por uns 10 minutos e complemente com um pouco mais da mistura de vinagre e sal, sem deixar espaço algum na garrafa. Encha até a boca mesmo que esburre quando for colocar a rolha novamente.

Dicas:
- Você pode colocar também 4 dentes de alho amassados, 2 a 3 folhas de louro e tomilho desidratado para temperar a conserva.
- Quanto mais velha a conserva de pimenta, melhor o seu sabor.
- Decore a garrafa usando a sua criatividade.



topo

Webdesigner: Fabiani Lozer Zocatelli